2007 – 2013


Artefato lendário e misterioso, ninguém sabe quem criou ou como foi parar no planeta Cybertron. A única coisa que todos sabem é que ela é a origem da vida no planeta.

A AllSpark é uma fonte imensa energia e capaz modificar qualquer coisa e dar vida, concedendo uma Centelha. Ninguém sabe como faz isso e alguns até acreditam que possui consciência.

No passado, Megatron acreditava que os Autobots manipulavam todos no planeta e organizou uma revolta que deu origem a Grande Guerra. Um dia, descobriu o segredo dos Autobots, alimentando ainda mais sua revolta contra eles, e passou a tentar obtê-la, visando utilizá-la como arma.

Para evitar que Megatron conseguisse a AllSpark, decidiram jogá-la em uma Ponte Espacial, mantendo definitivamente longe do alcance dele.

Obcecado, Megatron partiu em busca da AllSpark com seus melhores soldados, permitindo que os Autobots vencessem a guerra.

Depois de muitos séculos, uma equipe de Autobots liderada por Optimus Prime encontrou por acidente a AllSpark dentro de uma rocha (Transform and Roll Out), próxima de uma Ponte Espacial. Ao levar de volta para o planeta, foi atacado pelos Decepticons.

Durante a fuga, a AllSpark começa a se manifestar enigmaticamente, ativando a Ponte Espacial onde fora encontrada, transportando a Arca para próximo do planeta Terra.

Depois de cinqüenta anos, eles são reativados pela nave e descobrem que os seres daquele planeta estão em perigo, partindo para ajudar. Na volta para a nave, Bumblebee, que havia trazido uma terráquea em segredo, a esconde na sala onde a AllSpark estava. Nesse momento, o artefato se manifesta, atiçando a curiosidade da garota.

Ao se aproximar, a AllSpark dispara uma energia contra um cartão que ela trazia pendurado no pescoço, transformando-o em uma espécie de chave, lhe dando parte de seus poderes.

Um dia, Megatron consegue se recontruir e obter a AllSpark, fundino-a com sua Centelha para se tornar invencível. Seu plano era usar seus poderes para destruir a Terra e tomar o controle de Cybertron. Mas foi impedido por Optimus que explodiu a AllSpark com a ajuda da chave (Megatron Rising – Part 2).

Com a explosão, a AllSpark se partiu em milhares de fragmentos pelo mundo, cada um com o poder de “dar vida” a um equipamento mecânico.

Considerações
A AllSpark do novo desenho é baseada no Magatama, um artefato da religião japonesa do Xintoísmo, muito explorado em diversas histórias como Blue Seed, Kamen Rider ou Inu-Yasha. A Magatama é uma esfera que acreditam concentrar forças espirituais. Por este motivo, elas foram muito utilizadas para adornar túmulos.

O novo desenho também se apropriou da mesma lenda usada como base para as histórias de Inu-Yasha, em que uma grande esfera de Magatama (que concentra forças de um grande espírito ou de vários espíritos) se fragmenta em vários pedaços, sendo que as características físicas (tamanho, formato, peso e volume) de cada fragmento influenciam em seus poderes espirituais. Um fragmento pode conceder poderes especiais ao seu portador ou dar vida para corpos inanimados.

Gerações
Visualmente, a AllSpark do desenho é uma mistura da Matrix e do Vector Sigma de G1 com o Cubo AllSpark do filme de Michael Bay.

O conceito da AllSpark possui várias interpretações dependendo da série.

Até Beast Machines, era o nome de uma torre em Cybertron, para onde todas as Centelhas de cybertronianos mortos se dirigiam, independente de onde haviam morrido. Sua função era organizar uma “fila” de Centelha para que sejam inseridas de volta em Vector Sigma, que processará toda a vivência do robô, armazenando as informações em seu banco de dados.

No caso da Marvel Comics, era um lugar no espaço onde ficam todas as Centelhas criadas por Primus, agrupadas como uma nebulosa.

Conceitualmente, é completamente baseada na mitologia da Marvel Comics, em que a Matrix era a grande responsável por tudo e por todos e “quase” possuía vontade própria. Alias, foi o mesmo conceito utilizado no filme de Michael Bay para criar o Cubo AllSpark.

Além disso, a própria relação entre ela e o Megatron também é baseado na mitologia da Marvel Comics.

Deixar um Comentario

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s